segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROJETO ELEKTRO

  O Departamento de Educação de Mongaguá, com a parceria da Elektro, desenvolveu durante o mês de agosto de 2011, atividades de visitação ao Projeto Elektro nas Escolas. O projeto oferece a visitação de um caminhão transformado numa casa e uma estação de experimentos que, demonstram a transformação de energia de formas variadas, sua utilização de forma correta e os problemas e/ou efeitos fisiológicos (choques) causados pela corrente elétrica. De forma lúdica, os alunos vão aprendendo como deve ser o aproveitamento eficiente da energia elétrica fornecida afim de diminuir seu consumo e como consequência a preservação de recursos ambientais e combustíveis fosseis. Ou seja, excelente para o planeta!
  Além disso, os educandos conseguem visualizar os perigos com a manipulação dos fios da rede elétrica e como devem se proteger em caso do contato com fios dos eletrodomésticos. Sem dúvida nenhuma, trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado para o desenvolvimento de cidadãos críticos e capazes de exercer os seus direitos e deveres.
  A ELEKTRO forneceu aos participantes, material informativo relacionado ao tema como complementação das atividades realizadas
   Para facilitar a visitação das escolas, o Departamento de Educação Municipal, elaborou um cronograma de visitação, junto a coordenadoria do projeto da Elektro, escolhendo dois pólos de visitação: A EMEF Hortência de F. Quintino Botelho e a EMEF Regina Maria. Assim atendemos a grande maioria dos alunos da rede municipal, já que todos a partir do 3° ano até a EJA foram atendidos. Neste projeto foi realizado o atendimento a mais de seis mil (6000) alunos. Ainda, queremos exaltar o esforço do Departamento de Educação Municipal que sempre busca levar qualidade e novidades aos alunos, tornando-os cidadãos capazes de desfrutar um mundo melhor e melhorar sua qualidade de vida.
  Agradecemos a ELEKTRO pela oportunidade dada aos educandos e educadores e ainda, parabenizar a equipe de coordenação da Companhia que desempenharam um trabalho de qualidade e organização.

          Parabéns a todos pela participação no projeto!!!




























       

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vídeos Matemática é D +

         

Matemática é D+! - Aprendizagens Campo Aditivo 

1ª série




Fonte: Revista Nova Escola
Contribuição: Patricia Alencar

Leitura de Contos de Terror!!!

O vídeo aborda a riqueza dos contos de terror e mistério e dá ao professor dicas de leitura desse tipo de texto em
sala de aula. Texto: Heloísa Prieto.

 

Contribuição: Roberta Passiani

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Visita da EJA ao Parque Ecológico e Plataforma de Pesca!!!

Visita ao Parque Ecológico

Passeio que fez um vínculo com a história:
 "A Tartaruga e a Fruta Amarela".






















Visita a Plataforma de Pesca







Contribuição: Patricia Alencar e Flavia Andrade

"Qual o tamanho do mundo?

   Essa pergunta é feita há muito tempo, e parece que continuará sendo feita por tempo indeterminado. Talvez, devido ao avanço das tecnologias, poderemos chegar a uma resposta  aproximada, porque, se comparado ao tamanho do Universo, a ciências é muito imatura e não é capaz ainda de verificar o real tamanho do Universo.
    Segundo a teoria mais aceita para o surgimento do Cosmo, a teoria do Big Bang, o Universo nasceu a aproximadamente 18 bilhões de anos atrás . Hoje, os astrônomos utilizam o ano luz como parâmetro, para as grandes distâncias, pois é mais conveniente para o entendimento. Mas, mesmo assim, difícil da total compreensão. Um ano luz tem aproximadamente, em notação cientifica, 9.10 15 km de distância. Então, teríamos  a distância linear de 1,6.10 26 km , a partir do ponto, de onde tudo começou, tomando como uniforme a sua expansão.
    Além disso, deviríamos utilizar a teoria, de que o Universo tem a forma de um disco plano, assim a sua área seria de aproximadamente 2,56π.1052 km². Porém, não pode ser assim, pois o Universo tem formato tridimensional, pelo menos no meu entendimento.
   As últimas teorias, e as mais aceitas, no entanto, dizem que o universo esta em expansão e, que sua velocidade não é homogênea, portanto variável, devido as variações de energia. É por esse motivo, que existem vazios entre as Galáxias. Assim, não seriamos capazes de medir com precisão o seu tamanho real.
    Apesar disso, existe outra  teoria que  diz o contrário. O Universo tem fim. Pelo menos foi o que propuseram um grupo de cientistas franceses. Acrescentam ainda, que o Universo tem o formato de um dodecaedro com face pentagonal. Para facilitar o cálculo, faremos desse formato uma bola de futebol cujo volume é o de uma esfera e igual a 4/3πr³. O raio, como vimos, se a expansão fosse de forma linear e constante, seria de aproximadamente 1,6.1026 Km. Logo teríamos um volume de aproximadamente 5,4.1078 km³.
    A teoria da grande explosão,  apóia-se na radiação de fundo, um chiado  , que deve ser o som emitido por esta explosão. Esse chiado ainda percorre o Universo, pois a velocidade do som é muito inferior  a da luz. Se tomássemos essa velocidade como base para substituição dos cálculos acima citados, teríamos uma grande diferença, pois o som  viaja só a 340 m /s. É aproximadamente 106 vezes menor.
    Mesmo utilizando as notações cientificas, temos muita dificuldade na compreensão dessas grandezas, pois estamos acostumados com unidades e, ou grandezas cotidianas que não tem a mínima pretensão de disputar a sua superioridade. Estou dizendo, por exemplo: do seu  litro de água diário, da sua caixa d’água de 1m³, da distância de sua casa ao trabalho, que no meu caso é de 20 km; de uma viagem feita entre um  Estado e outro ou, entre países, que mesmo assim seria de alguns milhares de quilômetros, e etc.
    Entendo que um dia poderemos responder essa questão, mas acredito não estar dentre os seres quando isso acontecer. Agora, se observamos as teorias, principalmente a de que o Universo é infinito e está em expansão, devemos aceitar o fato de nunca conseguimos a resposta e, é nessa frente que me apoio, pois, é mais fácil de aceitar, já que tudo começa de uma explosão. 
    Essa credibilidade, talvez se aplique devido ao fato de utilizarmos a nossa noção de tempo e espaço terrestre, que não é capaz ainda, de satisfazer tais questões, com maior precisão e compreensão.  

 Referencias
Site.www.aprendebrasil.com.br
 www.inpe.br




Fonte de imagens: NASA

Autor do texto: Júlio Cesar  

“Cosmologia: o homem e o universo”

O universo sempre intrigou cientistas e populares. Há muitos anos a humanidade busca as respostas para perguntas que, não tem respostas ou não possuem soluções simples. Essa busca incessante é natural ao ser humano. Somos curiosos por natureza. Queremos saber de onde viemos, porque viemos e para onde vamos. O que acontece após a morte?  O que acontece quando uma estrela morre?  Etc... Ou seja, queremos sempre buscar explicações coerentes e que possam auxiliar no convívio social de forma agradável, no sentido de valorizar todas as explicações feitas por diferentes visões. Cada religião explica o nascimento do universo de uma forma, cada cultura cria as formas de se explicar fenômenos naturais e suas conseqüências drásticas ou não.

A humanidade busca as verdades de formas diferentes, com o passar do tempo. O tempo tem sentido conotativo e aleatório para uns, enquanto é exato e implacável para outros. Buscar então, explicações para questões de difícil compreensão, é algo desafiador e que requer anos de estudo e muito “tempo”. Ai o tempo é implacável. Algumas dessas questões, nunca foram e nunca serão respondidas. Então porque procurar uma resposta? Para que devemos saber com exatidão o tamanho do universo? Para que ter certeza da órbita de um elétron dentro de um composto químico? Algumas dessas perguntas não requerem respostas exatas, mas sim, respostas. Outras nem sequer merecem respostas. Essa busca frenética é passível de sociabilização global e intermitente, pois a resposta pode estar ali e aqui ao mesmo tempo. Quem sabe?

Toda essa indagação é intriseca ao homem e pertence a todos os povos. Todas essas questões devem causar curiosidade, pois só assim o combustível da vida humana será renovado e terá reserva  para a continuidade.
A cosmologia, como está descrita no aurélio é: “Cosmologia [De cosm(o)- + -logia; lat. cient. cosmologia.]" S.f. 1. Qualquer doutrina ou narrativa a respeito da origem, da natureza e dos princípios que ordenam o mundo ou o Universo, em todos os seus aspectos”  então uma parte da ciências que prevê os estudos voltados para todas essas indagações. É a ciência que dividida em outras partes, prevê os estudos para a descoberta de respostas a respeito do Universo e suas interações.


Ela é a ciência que está por traz das explicações da origem de quase todas as coisas que existem, pois, segundo a série apresentada pelo físico Marcelo Gleiser, todos nós somos “poeira das estrelas”. Todos nós somos frutos da mesma explosão: o big bang. É esse o alvo da cosmologia. Descobrir tudo sobre nós e o universo, descobrir as interações entre o ser e o cosmos ou, desvendar quem somos nós  que influenciamos o cosmos, que nós somos o cosmos e interagimos sem saber, com as milhares de pessoas e seres vivos devido a simples existência do universo. Aqui e ali como os quarks, que não aparecem sozinhos, somos nós. Interdependentes e ligados a mesma questão: a sobrevivência.
Autor: Júlio Cesar