Essa pergunta é feita há muito tempo, e parece que continuará sendo feita por tempo indeterminado. Talvez, devido ao avanço das tecnologias, poderemos chegar a uma resposta aproximada, porque, se comparado ao tamanho do Universo, a ciências é muito imatura e não é capaz ainda de verificar o real tamanho do Universo.
Segundo a teoria mais aceita para o surgimento do Cosmo, a teoria do Big Bang, o Universo nasceu a aproximadamente 18 bilhões de anos atrás . Hoje, os astrônomos utilizam o ano luz como parâmetro, para as grandes distâncias, pois é mais conveniente para o entendimento. Mas, mesmo assim, difícil da total compreensão. Um ano luz tem aproximadamente, em notação cientifica, 9.10 15 km de distância. Então, teríamos a distância linear de 1,6.10 26 km , a partir do ponto, de onde tudo começou, tomando como uniforme a sua expansão.
Além disso, deviríamos utilizar a teoria, de que o Universo tem a forma de um disco plano, assim a sua área seria de aproximadamente 2,56π.1052 km². Porém, não pode ser assim, pois o Universo tem formato tridimensional, pelo menos no meu entendimento.
As últimas teorias, e as mais aceitas, no entanto, dizem que o universo esta em expansão e, que sua velocidade não é homogênea, portanto variável, devido as variações de energia. É por esse motivo, que existem vazios entre as Galáxias. Assim, não seriamos capazes de medir com precisão o seu tamanho real.
Apesar disso, existe outra teoria que diz o contrário. O Universo tem fim. Pelo menos foi o que propuseram um grupo de cientistas franceses. Acrescentam ainda, que o Universo tem o formato de um dodecaedro com face pentagonal. Para facilitar o cálculo, faremos desse formato uma bola de futebol cujo volume é o de uma esfera e igual a 4/3πr³. O raio, como vimos, se a expansão fosse de forma linear e constante, seria de aproximadamente 1,6.1026 Km. Logo teríamos um volume de aproximadamente 5,4.1078 km³.
A teoria da grande explosão, apóia-se na radiação de fundo, um chiado , que deve ser o som emitido por esta explosão. Esse chiado ainda percorre o Universo, pois a velocidade do som é muito inferior a da luz. Se tomássemos essa velocidade como base para substituição dos cálculos acima citados, teríamos uma grande diferença, pois o som viaja só a 340 m /s. É aproximadamente 106 vezes menor.
Mesmo utilizando as notações cientificas, temos muita dificuldade na compreensão dessas grandezas, pois estamos acostumados com unidades e, ou grandezas cotidianas que não tem a mínima pretensão de disputar a sua superioridade. Estou dizendo, por exemplo: do seu litro de água diário, da sua caixa d’água de 1m³, da distância de sua casa ao trabalho, que no meu caso é de 20 km; de uma viagem feita entre um Estado e outro ou, entre países, que mesmo assim seria de alguns milhares de quilômetros, e etc.
Entendo que um dia poderemos responder essa questão, mas acredito não estar dentre os seres quando isso acontecer. Agora, se observamos as teorias, principalmente a de que o Universo é infinito e está em expansão, devemos aceitar o fato de nunca conseguimos a resposta e, é nessa frente que me apoio, pois, é mais fácil de aceitar, já que tudo começa de uma explosão.
Essa credibilidade, talvez se aplique devido ao fato de utilizarmos a nossa noção de tempo e espaço terrestre, que não é capaz ainda, de satisfazer tais questões, com maior precisão e compreensão.
Referencias
Site.www.aprendebrasil.com.br
www.inpe.br
Fonte de imagens: NASA
Autor do texto: Júlio Cesar